Ainda existe um tabu em torno do psicólogo e quanto a fazer terapia, assemelhando que a procura é para “doido”. A resistência em procurar um auxilio psicológico é muito grande, quando não se conhece o verdadeiro significado e importância deste recurso.
Fazer psicoterapia é um autobenefício, pois por meio dele, o paciente se conhece, compreende e se transforma. A evolução que o paciente desenvolve durante o processo é indiscutível, e o paciente perceberá esta evolução conforme for alcançando seus degraus.
Fazer terapia proporciona ao paciente um momento de encontro com ele e seus mais íntimos sentimentos, vontades, desejos, medos… neste encontro o paciente aprenderá a lidar com todas estas reações e consequentemente se fortalecerá e passará e viver de maneira positiva.
Procurar por auxílio psicológico não é sinal de fraqueza, muito pelo contrário é uma manifestação positiva e saudável, do quanto o paciente tem consciência de suas limitações e reconhece que suas capacidades, podem e devem ser exaltadas, acreditando que suas qualidades e defeitos devem ser trabalhadas, para que se consiga alcançar seu bem-estar e equilíbrio interior e exterior.
Muitas pessoas acreditam que devem procurar por um psicólogo somente quando não estão bem emocionalmente, mas a terapia também auxilia em momentos de evolução, como para uma autoanalise, autoconhecimento e tomada de decisão.
Portanto a qualquer momento a terapia é bem-vinda, qualquer pessoa pode e deve fazer e a qualquer momento da vida. A psicoterapia é um benefício que deve ser usado sem contraindicações, afinal lhe proporcionar bem-estar emocional é o melhor cuidado que você pode ter consigo mesmo, pois assim como se cuida da saúde física, a saúde mental também requer os mesmos cuidados.
Faça psicoterapia e descubra os horizontes que tem a sua volta!